Dia de campo trará novidades em cultivo de hortaliças
Data de publicação:
19 de setembro de 2018
Fotos:
Prefeitura de Maquiné
Créditos:
Prefeitura de Maquiné
Novas variedades de hortaliças, o controle biológico e a proposta de plantio direto serão os temas apresentados no Dia de Campo Soluções Tecnológicas e Sociais para a Olericultura, que será realizado em Maquiné, na propriedade de Elton e Daniela Bobsin, no dia 26 de setembro.
A atividade é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Maquiné, Agrocomapa e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O evento acontecerá em Maquiné devido a grande produção de hortaliças existente no município, tornando-o um dos que mais oferece alimentos para serem comercializados na Ceasa, em Porto Alegre. “A produção agrícola local é baseada, principalmente, na olericultura e a Emater tem papel fundamental no suporte ao produtor, que enfrenta desafios impostos pelas variações climáticas, problemas fitossanitários e a constante mudança no mercado", ressalta o agrônomo da Emater/RS-Ascar que atende a região, Luís Bohn.
O Dia de Campo é direcionado a agricultores ou interessados na atividade de olericultura, que receberão orientações teóricas e visualizarão os cultivos na prática. Segundo os organizadores, o objetivo é mostrar novos sistemas de produção e formas de cultivo visando a diversificação na produção e de mercado.
Segundo Bohn, no ano passado foi feita a adubação verde e, neste ano, uma das novidades é o plantio direto. Costumeiramente utilizado com a soja e o milho, o plantio direto também pode ser adotado na produção de hortaliças, pois reduz a erosão e a amplitude da variação da temperatura no solo, melhora a estrutura física da planta, retém água, e aumenta a vida e a fertilidade do solo.
Os participantes acompanharão seis estações de exposição de cultivares com diversas características agronômicas, obtendo informações sobre resistência a pragas e doenças, aceitação no mercado, sistemas de produção e produtividade, entre outras. Além disso, poderão conhecer o cultivo em ambiente protegido através de visita a uma estufa com cultivo semi-hidropônico de morango e tomate. Na estação de solos, haverá informações sobre manejo, fertilidade e conservação de solos, com enfoque em plantio direto de hortaliças.
O Dia de Campo também contará com exposições de substratos, fertilizantes, máquinas e equipamentos diversos, controle biológico, equipamentos de irrigação e fontes de energia alternativa.