Secretariada pelo conhecido Prof. Aldo Mansan, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Maquiné, teve muitas atividades em seus primeiros 180 dias. Como o próprio nome da secretaria já diz, o primeiro evento foi Cultural, onde se comemorou o aniversário de 25 anos do município, valorizando os talentos locais, em uma festa com apresentações musicais e declamações.

Na sequencia, a SMEEC realizou um jantar baile em benefício da escola de educação infantil Pequeno Príncipe, com o objetivo de angariar fundos para mudá-la para um local mais apropriado, com melhor infraestrutura. Como já era de se esperar, em pouco tempo, a EMEI Pequeno Príncipe consegui fazer a mudança, com a ajuda de muitos servidores. Todos trabalharam para que essa mudança acontecesse, direta ou indiretamente. Era uma vontade de toda a sociedade. Hoje a escola está localizada no prédio da antiga Sociedade, que foi cedido para a Prefeitura. Com as novas instalações, conseguiu-se aumentar as vagas que tantos pais buscavam.

seis meses smeec img7

Inauguração Escola de Educação Infantil Pequeno Príncipe – Centro de Maquiné

Ainda com o objetivo de integrar os alunos com atividades culturais, aconteceu no mês de maio o teatro do Acqua Lokos, com a presença das escolas, onde aproveitou-se para arrecadar alimentos não perecíveis a fim de contribuir na merenda escolar. O evento foi um sucesso!

seis meses smeec img2

Jogos Escolares Municipais 2017

Ainda não podemos deixar de citar os JEMS, Jogos Escolares Municipais, que contou com mais de 140 alunos, representando as escolas municipais e estaduais.
Na parte pedagógica, a equipe técnica da SMEEC organizou uma formação para professoras, atendentes e auxiliares da educação infantil, com o título “Inclusão na Educação Infantil”. O encontro foi dirigido pelas psicopedagogas e professora, Lucilene Rossoni da Silveira e Rosilda Aliardi e também pela psicóloga Stellen Giacomelli, ambas de Osório. Na ocasião foi explanado sobre o trabalho da escola de educação infantil com crianças de 0 a 5 anos no sentido do acolhimento e adaptação destas nesse espaço, além do tema autismo e outras síndromes. Para finalizar o encontro houve um momento de exploração de materiais lúdicos e jogos utilizados em sala de aula construídos com materiais simples e reciclados, onde as palestrantes exploraram, com o grupo, as possibilidades de trabalho com os alunos da educação infantil.

Festa Junina – Escola Euclides da Cunha

Festa Junina - Escola Floriano Peixoto

Festa Junina – Escola Maurício Cardoso

Festa Junina – Escola Orivaldo Bassani

Festa Junina da EMEF Zeferino Brasil

Festa Junina EMEI Pequeno Príncipe Morro Alto

Semana do meio ambiente EMEF Orivaldo Bassani

Por fim, não podemos deixar de citar todas as festas e teatros realizadas nas escolas, como as festinhas juninas e também o Dia do Desafio, pois estes já são marcas registradas no município.

Foi muito trabalho nesse primeiro semestre e temos a certeza que teremos ainda mais até o final deste ano, pois a SMEEC está trabalhando forte para alcançar muitos outros objetivos, afim de melhorar ainda mais nosso trabalho enquanto serviço público.